Sobre

ESTAMOS VOLTANDO, AGUARDE

SOBRE DÚVENDOR – O QUE SIGNIFICA DÚVENDOR?

O nome Dúvendor foi criado pela união de duas palavras vindas das línguas criadas por J.R.R. Tolkien. Essas línguas são o Quenya; chamado de “Idioma dos Altos Elfos” e o Sindarin; chamado de Idioma dos Elfos Cinzentos. Traduzida a palavra Dúven significa “Sul” e Dor significa “Terra“.

A tradução mais correta para obter o significado de Dúvendor seria Terra(s) do Sul. Mas pode-se usar a palavra de forma referencial a todas as terras ao sul, e não apenas a um local específico. E por que terras do sul ? Por que a maioria dos colaboradores e amigos que fazem parte de nosso grupo vivem no sul do Brasil. Mais exatamente na capital… a cidade de Porto Alegre…

Antes mesmo de escrever O Senhor dos Anéis Tolkien criou estas duas línguas para serviram de base para o livro, alguns anos depois ele diria que os livros é que surgiram para criar um ambiente que desse consistências as suas línguas inventadas… uma afirmação polêmica, mas verdadeira.

  •         DÚVEN: “meridional, sulista, sul”. (Fonte: Ethymologies, The Lost Road, série The History of Middle-earth).
  •         DOR: “terra” (i.e. terra seca, em oposição ao mar) é derivada de ndor; ocorre em muitos nomes sindarin, como Doriath, Dorthonion, Gondor, Mordor, etc. (Fonte: Elementos formadores nos idiomas quenya e sindarin, O Silmarillion).

Um Tributo a Tolkien